PARAJAPS

HISTÓRICO

JOGOS ABERTOS DO PARANÁ - JAPs

Na metade do século XX a Faculdade de Educação Física de Curitiba formava os primeiros profissionais da área. Da turma de 1953 (ano do centenário da emancipação política do Paraná), dois jovens professores, Reynaldo Ramon e Oscar Dias Pimpão, seguiram para Londrina, principal cidade da região norte do Estado, em busca da conquista de um espaço para implantação de idéias renovadoras para o esporte.

Neste período, a cidade de Londrina já participava dos Jogos Abertos do Interior, no Estado de São Paulo. Para desenvolver suas idéias, o professor Reynaldo Ramon viu a possibilidade de fazer uma competição que pudesse unir todo o Paraná, sem se importar com a pequena participação que teriam os primeiros Jogos Abertos, afinal tudo na região crescia e ganhava dimensões maiores, e com o Esporte não seria diferente.

Em 31 de agosto de 1957, através da Liga de Esportes Amadores de Londrina - LEAL é criado os Jogos Abertos do Paraná, onde o regulamento geral falava: “Participar dos Jogos Abertos, e levar o nome de sua cidade através de todos os rincões da nação e aproximar-se cada vez mais dos seus irmãos de outras plagas”.

Estando atualmente em sua 53ª edição o evento é disputado por seleções municipais em 16 modalidades esportivas - Atletismo, Basquetebol, Bocha, Bolão, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Voleibol, Volei de Praia e Xadrez.

Hoje o JAPs constitui-se no maior evento poliesportivo do Estado, sempre contando com a participação de atletas de destaque nacional e internacional, e também se destacando como estimulo ao desenvolvimento técnico desportivo, das representações municipais.

Recomendar esta página via e-mail: