PARAJAPS

PARAJAPS

Notícias

27/05/2009

JAB´S: Paraná termina na quinta posição


Voleibol feminino, representado por Ponta Grossa, ficou com a medalha de bronze

Após cinco dias de disputas a 18ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JAB´s) chegou ao fim nesta quarta-feira na Cidade Canção. A delegação do Estado do Paraná conquistou três medalhas de bronze no último dia de disputas – futsal e handebol masculino e voleibol feminino – que não foram suficientes para o Estado se manter entre os três primeiros na classificação geral. Assim, o Paraná, que terminou na terceira posição em 2008, este ano fechou na quinta colocação (70 pontos) dois pontos atrás da quarta colocada – delegação de Minas Gerais (72 pontos). O título ficou com a delegação do Estado de São Paulo. No total os paulistas somaram 115 pontos. Santa Catarina obteve vice-campeonato, com 80 pontos. A delegação do Rio de Janeiro se garantiu na terceira posição com 78. Completando a classificação, Goiás, em sexto lugar (32), Mato Grosso do Sul (27) e Mato Grosso (26).
Os JAB´s reuniram 2.300 pessoas, entre atletas, técnicos, árbitros e dirigentes e contaram com a presença de equipes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, além de Maringá. A competição teve duelos no atletismo, judô, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e voleibol de praia (exibição). Os JAB´s em Maringá foram organizados pelo governo do Paraná/Paraná Esporte e prefeitura de Maringá. 

PANORAMA 

O desempenho das seleções do Paraná nos JAB´s e os campeões de cada modalidade: 

HANDEBOL
A seleção masculina de handebol do Paraná, representada pela equipe de Maringá, conquistou a medalha de bronze. Tecnicamente superior à seleção do Mato Grosso, o Paraná dominou a partida do início ao fim, assegurando até com certa facilidade o terceiro lugar, por 48 a 18, no ginásio de esportes Valdir Pinheiro.
No primeiro tempo, os comandados por Valmir Fassina, terminaram com 15 gols de vantagem (23 a 8).
Tamanha a superioridade, que o técnico maringaense realizou várias mudanças na equipe, que se manteve competitiva: bem na defesa e rápida nas jogadas de contra-ataque.
A seleção paranaense formou com Alexandre; Allan, Bruno, Eduardo, Eduardo Ruhling, Jader, Joeler, Juliano, Leonardo, Matsusalem, Rafael, Thiago e Vitor.
O título ficou com São Paulo, que venceu Santa Catarina por 31 a 12. 
FEMININO
A seleção feminina paranaense acabou superada na disputa do bronze pela seleção de Minas Gerais, por 31 a 29.
Jogaram pelo Paraná Aghata, Alana, Ana Cláudia, Andréia, Carla, Catia, Danielle, Elisangela, Fabiane, Laís, Laura, Margarete, Paula e Raissa. Técnico: Christiano Postiglioni. Campeã foi São Paulo, vitoriosa, por 27 a 22, diante da seleção de Blumenau. 

VOLEIBOL
A seleção paranaense feminina de voleibol ficou com o bronze. O terceiro lugar veio com a vitória sobre a seleção de Goiás, representada pelo time de Goiânia, por três sets a zero, parciais de 25 a 23, 25 a 11 e 25 a 18. Minas Gerais foi ouro. Ganhou de três sets a um da seleção de São Paulo, com parciais de 25 a 12, 25 a 10, 22 a 25 e 25 a 18.
MASCULINO
No masculino, o ouro ficou com Santa Catarina, que fez três sets a um diante da seleção de Minas Gerais, com parciais de 22 a 25, 28 a 26, 25 a 19 e 25 a 19. O bronze terminou com a seleção de São Paulo. No duelo pelo bronze contra o Paraná, equipe de Maringá, melhor para os paulistas, vitoriosos no tie-break. As parciais foram de 21 a 25, 16 a 25, 25 a 20, 25 a 20 e 15 a 11. 

JUDÔ
As seleções feminina e masculina do Estado fecharam a participação na quarta e quinta posições respectivamente. A seleção feminina somou 51 pontos, 31 pontos atrás da seleção de São Paulo, que terminou como campeã. A medalha de prata foi assegurada pela seleção de Santa Catarina, com 61 pontos. O Rio de Janeiro fechou com a medalha de bronze, somando 52 pontos. No masculino, o Paraná alcançou 45 pontos. Já a seleção de São Paulo, também ficou com o ouro, somando 80 pontos. Minas Gerais obteve a prata, com 60 pontos e Santa Catarina foi bronze, alcançando 59 pontos. 

NATAÇÃO
A seleção paranaense de natação masculina, representada pelos atletas da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) conquistou a medalha de bronze. Já a seleção feminina do Paraná, também com atletas da FDAP, fechou a competição na sexta posição. No masculino, São Paulo terminou com o ouro, com 190 pontos. O Rio de Janeiro obteve o vice-campeonato, com 169 pontos. O Paraná chegou a marca de 106 pontos. No feminino, a liderança também ficou com São Paulo, campeã do evento, com 179 pontos; seguida da seleção do Rio de Janeiro, com 154 pontos. A medalha de bronze foi para Santa Catarina, com 110,50 pontos. O Paraná, na sexta posição, somou 42 pontos. 

VÔLEI DE PRAIA
A seleção masculina de voleibol do Paraná, formada pelos atletas Arthur e João Paulo, que defendem o time de Maringá em competições do governo do Paraná, ficou com a medalha de prata dos Jogos Abertos Brasileiros. O Mato Grosso do Sul, com a dupla Miguel e Maurício, ficou com o título.
FEMININO
No feminino as paranaenses Dirce Lara e Andressa, que defendem a Associação de Vôlei de Praia da Cidade Canção, acabaram sofrendo derrota para a dupla catarinense, formada pelas atletas Andréia e Katiani, por dois sets a um, campeãs. 

ATLETISMO
Na pontuação geral do atletismo feminino, a equipe de São Caetano do Sul (SP) chegou a 195 pontos e ficou com o título. Em segundo lugar terminou a equipe de Duque de Caxias (RJ), com 176 pontos, e em terceiro o Paraná com 129,5 pontos. No masculino, São Paulo ficou na primeira posição, com 159 pontos. O Paraná, representado por atletas de Cascavel, ficou na segunda posição, com 103 pontos. O terceiro lugar foi preenchido por Minas Gerais, com 80 pontos. 

BASQUETEBOL
A seleção maringaense feminina de basquetebol ficou com medalha de bronze. A equipe, como esperado, não conseguiu superar São Paulo e Rio de Janeiro, que na avaliação do técnico Sérgio Abujanra, são realmente superiores. Conscientes do dever cumprido na competição, as meninas de Maringá entraram tranqüilas em quadra, contra a seleção de Santa Catarina, mas tiveram de lutar até o último ponto, porque a partida foi equilibrada. O jogo apresentou vantagem de quatro pontos para as maringaenses – 69 a 65, em confronto ocorrido no ginásio de esportes do Country Clube, que recebeu bom público durante os dias dos JAB´s.
Para o técnico Sérgio Abujanra, há sete anos no comando da seleção maringaense, “a equipe chegou ao seu limite. O terceiro lugar ficou de bom tamanho para a nossa equipe”, finalizou. No confronto decisivo, título para São Paulo. O selecionado paulista fez 76 a 74 diante da seleção do Rio de Janeiro.
MASCULINO
O Estado do Mato Grosso do Sul terminou na terceira posição ao vencer Mato Grosso, por 89 a 74 na disputa do bronze. Campeão mais uma vez o Estado de São Paulo, que registrou placar de 96 a 58 diante do Rio de Janeiro. 

FUTSAL
Santa Catarina sagrou-se campeã no futsal feminino. Na final, ganhou de 3 a 2 de Minas Gerais. São Paulo derrotou o Mato Grosso do Sul, por 2 a 1, e terminou com a medalha de bronze.
MASCULINO
No masculino, o Paraná, equipe Marechal Cândido Rondon, conquistou a medalha de bronze ao vencer Santa Catarina por 4 a 3 na prorrogação, depois de empate em cinco gols no tempo regulamentar. A medalha de ouro da competição foi conquistada por Maringá, que venceu São Paulo por 2 a 1.


Diretores da Paraná Esporte avaliam sucesso dos JAB´s

O presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, avaliou como positivo a disputa dos JAB´s em Maringá. “Acredito que foi fundamentalmente importante a disputa dos Jogos Abertos Brasileiros em Maringá, uma cidade que tem infraestrutura para receber competição desta grandeza, como ficou evidenciado. Isso confirma o que pensamos quando resolvemos trazer esta grande competição para o Paraná, especificamente para Maringá, hoje uma cidade de exemplo esportivo para o país. A cidade possui a Vila Olímpica, uma das melhores do Brasil. Além disso, temos de ressaltar os valores agregados à competição: o comércio de Maringá, de uma maneira geral, a rede hoteleira da cidade, já que as delegações preencheram quase todos os espaços neste quesito e a visibilidade da cidade, que se projetou nacionalmente.. Assim, entendo que os Jogos Abertos Brasileiros em Maringá foram um sucesso”.
Para o diretor de Esportes da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, os JAB´s serviram para valorizar o esporte paranaense e a Cidade Canção. “Sem dúvida, os Jogos Abertos que se encerraram nesta quarta-feira valorizam o Estado do Paraná que investe anualmente em competições como Jogos Colegiais, Jogos da Juventude, Jogos Abertos e Jogos Universitários. Aqui em Maringá, esta edição dos JAB´s também valorizou os nossos atletas, já que se trata de uma importante vitrine. Maringá também ganhou e muito com os jogos aqui. A Cidade foi destacada em vários pontos do Brasil, principalmente nos estados que contam com equipes participantes. A prefeitura foi a grande parceira da Paraná Esporte e do governo do Paraná neste evento de grande magnitude. Todos os envolvidos, direta e indiretamente estão de parabéns”, analisou.



Panorama do último dia de disputas

BASQUETEBOL
3º LUGAR
Santa Catarina 65x69 Maringá – F
Mato Grosso do Sul 89x74 Mato Grosso – M
1º LUGAR
São Paulo 96x58 Rio de Janeiro – M
São Paulo 76x74 Rio de Janeiro – F

FUTSAL
3º LUGAR
São Paulo 2x1 Mato Grosso do Sul – F
Paraná (Marechal Cândido Rondon) 5 (9)x 5 (8) Santa Catarina – M
1º LUGAR
Santa Catarina 3x2 Minas Gerais – F
19h – São Paulo 1x2 Maringá - M

HANDEBOL
3º LUGAR
Paraná (Ponta Grossa) 29x31 Minas Gerais – F
Paraná (Maringá) 48x18 Mato Grosso – M
1º LUGAR
Santa Catarina 22x27 São Paulo – F
Santa Catarina 12x31 São Paulo – M

VOLEIBOL
3º LUGAR – Acema
Goiás 0x3 Paraná (Ponta Grossa) – F
São Paulo 3x2 Paraná (Maringá) – M
1º LUGAR – AABB
Minas Gerais 3x1 Rio de Janeiro – F
Santa Catarina 3x1 Minas Gerais – M 


Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação – 18º JAB’s
Texto: Orlando Gonzalez (44) 9126-5995
Foto: Rodrigo Ramirez
Orlandogonzalez.assessoria@gmail.com
doistoquesnet@hotmail.com
www.jogosabertos.pr.gov.br
www.paranaesporte.pr.gov.b
www.jogosabertosbrasileiros.pr.gov.br
www.doistoquesnet.com.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.