PARAJAPS

Parajaps 2017

03/11/2017

Parque Ingá foi o cenário da Paracanoagem

Manhã ensolarada e com pouco vento, contato direto com a natureza, um refúgio no meio da cidade de Maringá, esse é o Parque do Ingá, cenário escolhido para as provas de paracanoagem da 6ª edição dos Parajaps.

Os atletas colocaram seus caiaques na água e remaram em busca não só do título, mas também do reconhecimento e divulgação desse esporte. A paracanoagem é uma modalidade recém criada e adaptada para auxiliar a sua pratica, sendo ela por segurança ou na melhora do seu rendimento. Estas adaptações podem ser nos barcos ou externas, ou seja, gestos, comunicação por sons especiais, etc.

Nessa edição, a paracanoagem teve a ilustre presença de Fernando Rufino, “Cowboy de Aço”, uma figura conhecida no mundo da paracanoagem. Só 2015, conquistou um ouro no Pan-Americano da modalidade e duas medalhas douradas e uma prateada na Copa Brasil. Em 2014, foi ouro na Sul-Americana. Isso além três medalhas na Copa Brasil e de ser tetracampeão Brasileiro. Cowboy chegou a conquistar uma vaga para as Paralimpíadas do Rio, mas por um problema no coração teve que abandona-la. Recuperado, o atleta veio participar pela primeira vez do Parajaps, representando Maringá, e conta o que achou da competição.

“Eu acho que só tem a agregar. Quanto mais eventos desse nível, melhor para o atleta, para modalidade e para o Estado. O cenário é muito bonito, contato com a natureza. Não tem muito vento e está um cenário perfeito, estou honrado de ser convidado para participar, e com certeza vou querer participar das próximas edições e com mais competidores ao meu lado”, disse Cowboy.

Além de Cowboy, a paracanoagem contou com atletas TOP, Talento Olímpico do Paraná. Giovane de Paula, que ficou com o ouro KL3 200m. Anderson Mirata Benatti, ouro no KL1 500 e Igor Alex Tofalini, ouro no KL2 500m, todos de Londrina.

No feminino, Brenda Kelen Fernandes de Almeida, de Londrina, foi ouro no KL1 200m e no 500m. No KL2 200m , Débora Raiza Ribeiro Benevides, de Maringá, ficou com ouro. KL3 200m– Luci Maria de Lima, de Londrina, também ficou com o ouro.
Veja a tabela completa no site www.jogosabertos.pr.gov.br
Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - PARAJAPs são promovidos pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria do Esporte e Turismo e com o apoio do município de Maringá.

COM/JAPs 2017
Thaís Fernanda Mendes
E-mails: thanaimprensa@gmail.com
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.