PARAJAPS

Parajaps 2017

03/11/2017

Confira o andamento do Goalball no 2º dia de competições

No segundo dia de competições, os atletas das equipes femininas e masculinas do Goalball deram um show em quadra do Centro Esportivo de Alvorada, em Maringá.  Com 7 jogos completos entre a manhã e a tarde já foi possível definir as campeãs do feminino e ter uma boa ideia do desempenho dos finalistas no masculino.

No feminino, Foz do Iguaçu é o time que mais se destaca com goleadas e garante a liderança

As meninas de Foz do Iguaçu que já vinham apresentando um bom desempenho nos jogos, dominaram a quadra, com um placar de 16x7 na disputa contra Guarapuava

Nas partidas anteriores as meninas já haviam feito 24 gols e o resultado de hoje só reforçou o nível altíssimo da equipe na modalidade. Na pontuação geral, o time ficou com 13 pontos

As atletas do município de Francisco Beltrão são as segundas com maior desempenho na classificação final, com 8 pontos totais e em seguida ficaram Curitiba e Guarapuava, com 6 e 5 pontos, respectivamente.

No masculino, atletas de Londrina e Foz do Iguaçu estão na disputa pelo ouro

Assim como no time das meninas, o município de Foz do Iguaçu também se mostrou muito forte no  Goalball masculino e agora a equipe enfrenta o time de Londrina em busca do título.  O jogo teve início no horário marcado porém por conta das condições climáticas, a partida foi cancelada e a grande final será realizada neste sábado (4), no Centro Esportivo Alvorada.

Modalidade é um dos destaques do PARAJAPs e encanta arquibancada e plateia

O Secretário do esporte e do Turismo, Douglas Fabrício aproveitou a parte da tarde para acompanhar os jogos e destacou a importância das pessoas conhecerem a modalidade e a relevância do PARAJAPs na vida dos atletas e de todos os envolvidos.

O goallball é uma modalidade que emociona muito e mostra a capacidade do ser humano de superar desafios e vencer na vida. Isto é muito claro na modalidade. Eu particularmente fico emocionado não só com essa modalidade, mas com todas as outras. Para o Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá, o PARAJAPs é um sucesso e só temos a agradecer a todos que estão participando, divulgando e fazendo acontecer”, afirmou o Secretário.

Árbitra da modalidade e mestranda em atletas paralímpicos pela USP, Luciana Tonon, reforçou que  o goallball é a única modalidade totalmente paraolímpica e não adaptada por incluir somente pessoas com deficiência visual em níveis de comprometimento diferentes e falou sobre  como o jogo é conduzido.

“A arbitragem precisa ser feita totalmente em inglês. Toda as faixas são colocadas em quadra, marcando as posições e o tempo todo os árbitros estão ajudando e orientando os atletas e por isso o silêncio é fundamental. Independente do grau da deficiência visual, todos os atletas precisam estar totalmente vendados e é incrível como eles sabem quando nós erramos e reconhecem muito bem todos os passes das partidas”, contou.

Como árbitra convidada, Luciana ainda fez questão de destacar o quanto está grata de conhecer o Paraná e as equipes.

“A gente fica muito contente em ver o progresso e como o paradesporto se desenvolveu no Paraná. Quando eu saí de Rolândia há 18 anos não haviam os PARAJAPs e é muito interessante ver essa evolução. Eles possuem hora, vez, vida e sentimentos e é isso que as pessoas precisam olhar”, finalizou.

 

Acompanhe os PARAJAPs no facebook, clique aqui!

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná - Parajaps são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Esporte e Turismo, com apoio do município de Maringá.

COM/PARAJAPs
Bruna Martins Oliveira
Bru.martins26@hotmail.com


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.