Tênis

26/11/2017

Tênis dos 60º JAPS celebra Cascavel e Maringá como grandes campeões

Aos moldes de torneios como a Copa Davis, onde a defesa da camisa de um país suplanta o individualismo de um título pessoal, assim são formatadas as disputas do tênis nos Jogos Abertos do Paraná - JAPS. Ou seja, cada município monta as suas equipes e a soma das vitórias nos confrontos é o que define o vencedor. Em caso de empate no duelo entre cidades, uma partia de duplas sela o resultado final.  

tenis

 Equipes e arbitragem do tênis dos 60º JAPS (foto: Beto Pacheco/SEET)


Ao todo, 13 municípios competiram nos 60º JAPS, realizados em Apucarana e encerrados neste domingo, 26, sendo oito times no masculino e cinco no feminino. As partidas foram realizadas no Country Club Apucarana, um dos 19 locais de competição dos Jogos. A maioria deles, 15 ao todo, espalhados por Apucarana e os demais em outras quatro cidades parceiras da competição: Londrina (onde estava a bocha), Jandaia do Sul (parte dos jogos de handebol), Cambira (parte dos de futsal) e Arapongas (bolão).

Cascavel

Edésio Semencato, de Cascavel (foto: Beto Pacheco/SEET) 


Naipe masculino

Cascavel foi a grande campeã, batendo Toledo em duas partidas muito disputadas nas finais. Na primeira, Charles Costa venceu Guilherme Zago por 2 sets a 0. Com uma lesão na perna, o início foi difícil para Charles, que viu o adversário comandar os pontos nos primeiros games. Contudo, na metade do primeiro set ele começou a dominar as ações comandando os pontos a partir de um saque que desestabilizou o adversário. 

Cascavel

Cascavel é campeão no masculino (foto: Júlio Bazanella/JAPS) 


No segundo jogo da final, Edésio Semencato (Cascavel) fez uma partida de tirar o fôlego contra Fernando Ristow (Toledo). Com várias quebras de serviço e luta ponto a ponto. Cada saque, devolução, winner era comemorado como match point. Não é de se admirar que a partida foi às últimas consequências em cada um dos dois sets disputados: 7/6 e 7/6. Assim, Cascavel fechou o confronto em 2 a 0, com as vitórias de Charles e Edésio, sem a necessidade do desempate entre duplas.      

 

A terceira colocação ficou com Foz do Iguaçu, que bateu Guarapuava também em duas partidas.

 

Naipe feminino

Diferentemente do que ocorreu com os homens, as mulheres precisaram do embate nas duplas para definir a grande campeã dos JAPS 2017. E foi Maringá que levantou a taça, derrotando Cascavel.

Maringá

Maringá é campeã no feminino (foto: Júlio Bazanella/JAPS) 


O primeiro jogo precisou de dois sets para ser definido, com Cascavel saindo na frente com a vitória de Elisa Peixoto sobre Maria Garanhani, 2 sets a 1. Na sequência, Ana Gabriela Cemensati ganhou por 2 sets a 0 de Larissa Yamada, em uma partida relativamente fácil, forçando o jogo de duplas para definir quem ficaria com o título. Com a vitória nas duplas, Maringá chegou à medalha de ouro no feminino, resultado que ajudou o município na somatória de pontos que garantiu a conquista do título de Campeão Geral dos 60º Jogos Abertos do Paraná - JAPS Apucarana 2017. 

Maringá

Ana Gabriela Cemensati, de Maringá (Foto: Beto Pacheco/SEET)


A terceira posição no feminino também foi para Foz do Iguaçu, ao derrotar Ivaiporã por duas partidas a zero. 


Confira NESTE LINK as fotos das finais do tênis em Apucarana. E AQUI os resultados. 


Acompanhe a fanpage dos JAPS:
www.facebook.com/jogosabertospr


Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo com apoio do município de Apucarana.

COM/SEET
Beto Pacheco
betopacheco@seet.pr.gov.br

 


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.