PARAJAPS

PARAJAPS

Rugby

27/11/2017

Atleta olímpico tem presença especial na disputa dos Jogos Abertos do Paraná

Gustavo Albuquerque, o Rambo, atleta da Seleção Brasileira de Rugby que disputou os Jogos Abertos do Paraná por sua cidade natal, Maringá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)
Gustavo Albuquerque, o Rambo, atleta da Seleção Brasileira de Rugby que disputou os Jogos Abertos do Paraná por sua cidade natal, Maringá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

O maior evento de Rugby da história dos Jogos Abertos teve uma presença especial no campo do Complexo Esportivo do Lagoão, em Apucarana: Gustavo Albuquerque, o Rambo. Atleta de destaque da Seleção Brasileira de Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Gustavo é um dos atletas contemplados com bolsa do Programa Talento Olímpico do Paraná, o TOP2020, uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, com o patrocínio da Copel. Morando atualmente em São José dos Campos, São Paulo, o atleta é maringaense de nascimento, e foi na Cidade-Canção que começou a praticar o Rugby. Após alguns anos jogando defendendo as cores do Curitiba Rugby Clube, e também da Seleção Brasileira, Rambo veio à Apucarana para representar sua cidade-natal nos Jogos Abertos do Paraná.

"Eu me sinto honrado de estar aqui. Apesar de não estar mais morando em Maringá, é a minha cidade-natal, e eu estava esperando esta competição para poder jogar com meus amigos", disse Rambo, contente por estar em Apucarana, e disputando os Jogos Abertos do Paraná. "Fazia anos que não jogava com estes caras, que fizeram parte da minha trajetória no esporte. Poder representar Maringá e jogar entre amigos é demais! O ambiente dos Jogos Abertos do Paraná é demais! É como se fosse um mini-Jogos Olímpicos, e isto é muito gostoso", complementou.

Junto a diversos colegas que fizeram parte de sua trajetória no esporte, Gustavo Albuquerque representou as cores de Maringá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)
Junto a diversos colegas que fizeram parte de sua trajetória no esporte, Gustavo Albuquerque representou as cores de Maringá (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Gustavo não pode estar presente à Apucarana no primeiro dia de competições da modalidade, mas no sábado de manhã ele pode enfim entrar em campo com a equipe de Maringá. Mas um imprevisto aconteceu: logo no primeiro pique para marcar o try para sua equipe, Rambo sofreu uma lesão, que o retirou de campo. "Infelizmente não deu certo para mim, pois me machuquei no primeiro lance. Um azar, mas assim é o esporte", lamentou o atleta.

Mas nenhuma lesão seria capaz de tirar o gosto de representar seu município na competição estadual, e a partir de então passou a orientar seus colegas do banco de reservas. "O Rugby é isso. Você joga ele dentro e fora de campo. Se eu puder entregar uma água, dar um dica, ou fazer qualquer coisa que eu possa ajudar no resultado deles dentro de campo já vai fazer diferença. O importante é passar a experiência para o pessoal".

Gustavo também comentou sobre o crescimento da modalidade nos Jogos Abertos do Paraná.
"Este é um ano que me surpreendeu. A gente teve 12 equipes inscritas no masculino nesta edição dos JAPs, sem contar as várias equipes do feminino. São muitas cidades representadas em Apucarana, e nem mesmo no Campeonato Paranaense de Rugby temos tantas equipes jogando", observou o atleta, que concluiu: "É muito legal chegar aqui e ver tanta gente jogando Rugby. O nível da modalidade está melhorando, as equipes estão desenvolvendo bons jogadores para poderem representar suas cidades e vejo que o negócio está evoluindo. É muito legal desfrutar deste momento".

Com uma lesão logo em seu primeiro lance na estreia, Gustavo passou a orientar os colegas em campo a partir do banco de reservas (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)
Após uma lesão logo em seu primeiro lance na partida de estreia, Gustavo passou a orientar os colegas do lado de fora do campo (Foto: Vinicius Araujo/ SEET-PR)

Acompanhe a fanpage dos JAPS:
www.facebook.com/jogosabertospr


Os Jogos Abertos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo com apoio do município de Apucarana.

COM/JAPs:

Vinicius Araujo
as.viniciusaraujo@gmail.com
(41) 99847-9493
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.