PARAJAPS

Notícias

18/11/2018

Londrina confirma favoritismo e conquista o ouro em casa

As disputas do goalball na 7ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) confirmaram o favoritismo de Londrina na categoria masculina. O time conquistou o ouro, juntamente com Francisco Beltrão, que subiu no lugar mais alto do pódio pelo feminino. Os confrontos aconteceram na quadra de esportes da APAE de Londrina, cidade sede da competição.

De todas as modalidades disputadas no PARAJAPS, o goalball é a única criada especificamente para competidores com deficiência. Diferente de outras, adaptadas de esportes praticados por atletas regulares, a modalidade paralímpica foi pensada para deficientes visuais. O objetivo do jogo é lançar a bola e acertar o gol adversário numa disputa em trios. Com silêncio absoluto em quadra, é possível apenas ouvir o guizo da bola que guia os atletas para as defesas e se posicionam através das linhas táteis que demarcam os espaços de defesa e ataque. Apesar de permitir a participação de atletas com baixa visão, é obrigatório o uso de vendas para que todos tenham as mesmas condições de jogo.

Dentre as equipes que disputam o PARAJAPS, a que mais tem tradição na modalidade é Londrina. Em sete edições da competição, Londrina se consagrou, neste ano, hexacampeã dos Jogos. O elenco da casa também é tricampeão da Regional Sul e conquistou, no mesmo fim de semana do PARAJAPS, a sexta colocação no campeonato brasileiro. “São aproximadamente 120 times no país brigando para estar entre os doze que disputam a série A. Londrina está neste grupo. Precisamos dividir o elenco para participar das duas competições. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial da modalidade no masculino e terceiro no feminino. Se tomarmos esse dado com parâmetro, nosso campeonato nacional é muito forte”, disse o técnico Nelson Aparecido da Silva.

O trabalho em Londrina com a modalidade começou em 2007 e desde então tem colhido frutos dentro e fora de quadra. Um dos exemplos é Diego Rocha Rodrigues. Com baixa visão, o jogador iniciou no esporte por convite de um amigo já falecido. Esse chamado, segundo Diego, mudou sua vida. “Quando comecei a ter problemas de visão, me recolhi e me tornei um pouco recluso. O esporte e as competições me deram novos amigos”, disse o atleta que treina desde 2007 e hoje é hexacampeão do PARAJAPS e campeão da série B do campeonato brasileiro.

a

Diego Rodrigues afirma que o esporte mudou sua vida. (Foto: Ricardo Morante/SEET)

Esta experiência e qualidade técnica do time londrinense deu a vitória para o time da casa na partida de estreia. O elenco venceu Foz do Iguaçu por 13 a 3 no sábado (17), mesmo placar da vitória sobre Francisco Beltrão. Contra Maringá foram 12 gols contra 2 do adversário. No feminino, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu decidiram o título em partida única. Após ficar atrás no marcador durante toda a partida, as beltronenses se recuperaram no fim do duelo e viraram fechando em 16 a 15 para comemorar o título do PARAJAPS 2018.

A prata ficou para Foz do Iguaçu, graças a ajuda de Juvande Roque de Melo. Destaque no time do oeste paranaense, o jogador pratica a modalidade e disse que o goalball tem ajudado na sua outra carreira no paradesporto. Maratonista, Juvande, que possui baixa visão devido a um glaucoma, utiliza o esporte para entender melhor seu posicionamento. “Ajuda na minha noção de espaço. Tenho um campo de visão muito reduzido, portanto, quando me deparo com a falta total de visão, preciso me apropriar dos outros sentidos. Isso me ajuda muito quando estou correndo”, afirmou.

Resultados

Maringá W X 0 Curitiba – M

Foz do Iguaçu 20 X 10 Francisco Beltrão – M

Francisco Beltrão 7 X 11 Maringá – M

Francisco Beltrão W X O Curitiba – F

Londrina 13 X 3 Francisco Beltrão – M

Maringá 20 X 21 Foz Do Iguaçu – M

Foz Do Iguaçu 3 X 13 Londrina – M

Foz Do Iguaçu 15 X 16 Francisco Beltrão – F

Londrina 12 X 2 Maringá – M

Classificação final – Feminino

1º Francisco Beltrão

2º Foz do Iguaçu

Classificação final – Masculino

1º Londrina

2º Foz do Iguaçu

3º Maringá

4º Francisco Beltrão

Os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Turismo, com apoio do município de Londrina.

Acompanhe a fanpage dos JEPS: www.facebook.com/jogosabertospr

COM/PARAJAPS

Ricardo Morante

ricardomorante@hotmail.com.br

(45) 99935-9023

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.