PARAJAPS

Notícias

09/10/2019

Mais de 4 mil pessoas participam da divisão 'A' dos Jogos Abertos a partir deste sábado em Toledo

Após cinco anos, Toledo volta a receber os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) Divisão 'A'. A partir da próxima sexta-feira (11), até o domingo (20), o município do oeste paranaense, conhecido pela qualidade de suas praças esportivas, acolhe mais de 4 mil pessoas para a 62º edição da competição que reúne os melhores do desporto paranaense.

 

Um evento que vai muito além das disputas em quadras, campos, pistas, tatames e piscinas. "O Governo do Paraná prevê na sua política esportiva a promoção de grandes eventos e o incentivo em fazer do esporte uma carreira profissional abrindo possibilidades para dirigentes, treinadores, atletas, médicos, fisioterapeutas, jornalistas entre outras áreas que participem direta ou indiretamente das competições aqui realizadas", lembrou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

 

"Nos Abertos reunimos a nata do esporte paranaense, com muita organização e investimento. Para se ter uma ideia, somente no restaurante oficial da competição são 25 mil refeições à disposição dos participantes, além de 1.700 leitos de hotel contratados pela organização dos jogos", disse o superintendente geral do Esporte, Helio Wirbiski, que completou: "Contudo, essa é só a ponta do iceberg. Esse sucesso só é possível graças à estruturação do esporte estadual como um todo, que tem ganhado cada vez mais atenção do nosso governador com a elaboração de uma rede de projetos que se somam e reforçam ainda mais esse legado".

a 

Ginásio de Esportes Jaime Zeni vai receber o basquete (Foto: SECOM/Toledo)


A abertura oficial acontecerá no Parque Ecológico Diva Paim Barth, ponto de encontro dos toledanos e um dos cartões postais da cidade. Além do desfile das delegações e demais atos do protocolo oficial, o evento terá apresentações artísticas organizadas em parceria com a Secretaria de Cultura do município. “Teremos banda e DJ para animar os presentes, além de outros momentos que foram organizados com muito carinho”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, André Alcará. Outro ponto destacado pelo secretário é a movimentação econômica. “Temos bares, restaurantes, hotéis e demais setores do comércio que serão visitados. Isso gera receita para a cidade e traz benefícios diretos e indiretos para os munícipes”, comentou. Emerson Venturini, o 'Milico', coordenador geral dos JAPS, ainda reforça que "Toledo tem uma das melhores estruturas públicas do estado para a prática esportiva".

 

Serão 3.620 atletas e dirigentes, divididos em 402 equipes de 73 municípios. A maior delegação é a maringaense, com 350 integrantes, seguida de perto por Londrina, com 338. A terceira maior é da casa, com 315 competidores. Além disso, a Comissão Executiva Estadual contará com 50 integrantes, além de 35 pessoas na Comissão Executiva Municipal. As equipes de arbitragem somam mais 318 profissionais, totalizando 4.020 pessoas envolvidas diretamente com os JAPS.


As modalidades em disputas serão o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco que será a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.

 

Histórico 

É a 8ª vez que a cidade recebe os JAPS. O município já acolheu o evento em 1979, 1990, 1999, 2001, 2007, 2011 e 2014. Desde a escolha como sede para 2019 a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) iniciou a preparação para a competição.

a 

Os espaços esportivos estão prontos para receber os atletas (Foto: SECOM/Toledo)


Tiro com Arco

Além das modalidades que somarão pontos para a classificação geral, o tiro com arco fará parte da programação dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo. A competição acontecerá no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen, espaço de treinamento da equipe toledana, no domingo (20), a partir das 08h30.

a

O tiro com arco será a novidade em Toledo (Foto: Ricardo Morante/JAPS)


Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no www.facebook.com/jogosabertospr

 

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

 

Ricardo Morante

COM/JAPS

ricardomorante@hotmail.com.br

(45) 99935-9023


 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.