PARAJAPS

Bolão

12/10/2019

Bolão tem disputas acirradas por vaga na Divisão A dos JAPS

A disputa pela medalha de ouro da modalidade do Bolão na Fase Final da Divisão A dos Jogos Abertos do Paraná começa na próxima sexta-feira (18), mas as pistas em Toledo já estão agitadas. Isso por que 12 equipes femininas e 11 masculinas brigam pelo título dos JAPS divisão B. Os primeiros dois colocados de cada categoria garantem vaga para a divisão principal dos jogos.

Nos JAPS o Bolão que é um esporte muito parecido com o boliche, possui regras e características diferentes. As bolas utilizadas devem ter diâmetro máximo de 23 centímetros e peso máximo de 11 quilos. Cada equipe possui oito atletas titulares, e cada jogador arremessa 20 bolas em direção aos pinos, que são nove, distribuídos em forma de losango. A pontuação é calculada de forma simples, cada pino vale um ponto e a bola é jogada cinco vezes em quatro pistas diferentes, somando vinte bolas por atleta. A troca de pista é chamada de caminhada, portanto, o jogador pode atingir no máximo 180 pontos. Ganha a competição a equipe que realizar mais pontos somando todos os pontos dos seus jogadores.

Entre os times femininos que buscam vaga para a Fase Final da Divisão A dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo estão as cidades de Campo Mourão, Missal, Bituruna, Coronel Vivida, Palotina, Laranjeiras do Sul, Mamborê, Boa Esperança do Iguaçu, Pranchita, Guaraniaçu, Arapongas e Guaratuba. No masculino são 11 equipes, sendo elas os times de São Jorge do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Guaraniaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Guaratuba, Bituruna, Mamborê, Nova Santa Rosa, Maringá, Pranchita e Prudentópolis.

Nesse sábado (12) estão sendo realizadas a primeira e a segunda caminhada nas categorias masculina e feminina. Amanhã, domingo (13) será realizada a terceira e ultima caminhada, após isso os pontos de todas as equipes somados será conhecido as equipes que a partir do dia 18 disputa a Divisão A dos Jogos Abertos do Paraná em Toledo.

.

Pedro Milicachen de 70 anos é atleta de Bolão da cidade de Mamborê. Foto: Felipe Fachini

O bolonista da equipe de Mamborê, Pedro Milicachen tem 70 anos de idade, 55 deles dedicado a pratica do esporte. “Está nos Jogos Abertos do Paraná é muito legal, levamos o nome do nosso município, além de reunir e reencontrar vários amigos que temos do Bolão que fizemos a muito anos atrás. A participação já é algo muito legal, a equipe de Mamborê é um time humilde, simples, mas que me dá muito orgulho de fazer parte. Na competição fomos mal na primeira caminhada e agora melhoramos na segunda, mas acho difícil conseguirmos a classificação para a divisão A. Mesmo assim é sempre um prazer estar aqui, fazendo algo que eu gosto desde criança. Fico muito feliz também quando vejo jovens bolonistas, sinal de que o esporte ainda vive e tem um futuro”.

Pela Divisão A no feminino já estão confirmados no grupo A as equipes de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa e o segundo colocado da Divisão B. Pelo grupo B General Carneiro, Maringá e Toledo esperam o campeão da Divisão B para completar o grupo. No masculino Cascavel, Coronel Vivida e Palotina forma o grupo A que espera o segundo colocado da Divisão B. E a equipes de General Carneiro, Foz do Iguaçu e a anfitriã Toledo aguardam o campeão da Divisão B dos Jogos Abertos do Paraná.

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no http://www.facebook.com/jogosabertospr

COM/JAPS

Felipe Fachini

jornalistafachini@gmail.com

(45) 9 9992-6092

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.