PARAJAPS

Xadrez

12/10/2019

Ponta Grossa e ídolo nacional são os destaques do primeiro dia de disputas

Os primeiros campeões do xadrez na 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), divisão A, foram conhecidos neste sábado (12). As disputas do Relâmpago aconteceram na Universidade Paranaense (Unipar) – Campus II, em Toledo, cidade sede da competição. O destaque ficou para Ponta Grossa que garantiu cinco ouros, uma prata e dois bronzes. A modalidade segue no domingo (13) com o Rápido e a partir de segunda (14) com o Convencional.

 

Apesar dos pontagrossenses levarem a maioria das medalhas, o lugar mais alto do pódio do Tabuleiro 1 ficou para um dos maiores enxadristas brasileiros. Com uma história de muitas décadas nos JAPS – sua primeira disputa foi em 1971 quando tinha 14 anos – Jaime Sunye Neto garantiu mais um título para sua coleção, que tem como destaque o ouro no Tabuleiro 2 na Olimpíada de Xadrez disputada em 1992, em Manila, nas Filipinas. A campanha de Jaime na competição filipina teve oito vitórias, um empate e apenas uma derrota.

 

Jaime também ostenta o título de Grande Mestre Internacional de Xadrez. O reconhecimento é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) aos enxadristas profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2500 pontos em pelo menos 24 partidas válidas pelo rating da instituição. O Brasil possui atualmente 14 Grandes Mestres. Além do título em 1992, que está no hall dos cinco maiores feitos do xadrez brasileiro, Jaime tem conquistas panamericanas, sulamericanas e sete títulos brasileiros.

a 

O coordenador de arbitragem Amauri Redígolo e o enxadrista Jaime Sunye Neto (foto: Ricardo Morante/JAPS)


Mesmo com todo o histórico, Jaime afirmou ser uma alegria participar dos Jogos Abertos. “Já é bom poder competir aqui, ganhar é melhor ainda”, brincou. O atleta ainda lembrou a diversidade que se encontra na modalidade. “Temos jovens jogando, temos a terceira idade e poderíamos contar também com atletas com deficiência, porque o xadrez é muito inclusivo. Todos podem jogar de igual para igual, porque o maior esforço é o intelectual e a mente não tem limites”, disse.

 

Outro ponto destacado por Jaime é a interação. “Eu gosto muito dos JAPS porque tem também a competição por equipe e isso é bacana. É mais interessante do que se disputar torneios individuais”, disse o enxadrista que ressaltou que nos JAPS você pode oferecer mais apoio aos colegas e compartilhar o conhecimento e experiência. Jaime ainda vai participar das disputas do Rápido e do Convencional e creditou a medalha a um fator. “O Relâmpago é muito rápido, acho que tive um pouco de sorte. Espero jogar um pouco melhor nas duas próximas provas”, concluiu.

 

Classificação final masculino

 

Tabuleiro 1

1 Jaime Sunye Neto – Maringá

2 Diego Rafael di Berardino – Ponta Grossa

3 Carlos Alejandro Martinez – Campo Mourão

Tabuleiro 2

1 Carlos Martins – Londrina

2 Sidney Nunes Júnior – Foz do Iguacu

3 Ivan Mesquita Vasconcelos Gonçalves – Ponta Grossa

Tabuleiro 3

1 Vitor Hugo Moreira Borges – Ponta Grossa

2 Álvaro Alves de Almeida Júnior – Piraí do Sul

3 Bolivar Ribeiro Gonzalez – Maringá

Tabuleiro 4

1 Tiago Pereira Rodrigues – Ponta Grossa

2 Hugo Zanotti Mendonça Caetano – Foz do Iguaçu

3 Willian Wagner Soares Colaço – Campo Mourão

 

Classificação final feminino

 

Tabuleiro 1

1 Juliana Sayumi Terao – Ponta Grossa

2 Ellen Larissa Bail – Piraí do Sul

3 Janaine Tonette – Campo Mourão

Tabuleiro 2

1 Julia Alboredo – Ponta Grossa

2 Taynara Leszczynski – Piraí do Sul

3 Tamires Ribeiro – Campo Mourão

Tabuleiro 3

1 Thauane de Medeiros – Ponta Grossa

2 Júlia Ferreira – Piraí do Sul

3 Catarina Miranda – Paranavaí

Tabuleiro 4

1 Andressa Zimmermann – Maringá

2 Yasmin Rosa – Campo Mourão

3 Lara Malanowski – Ponta Grossa

 

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no www.facebook.com/jogosabertospr

 

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

 

Ricardo Morante

COM/JAPS

ricardomorante@hotmail.com.br

(45) 99935-9023

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.