PARAJAPS

Karatê

18/10/2019

Sensei mais graduado do Brasil participa da reunião técnica dos JAPS

No início da noite desta sexta-feira (18) foi realizada a reunião técnica do karatê. A modalidade que terá início nos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) divisão A, neste sábado (19), contou com a presença do sensei Aldo Lubes que é o único do Brasil portador do 9º Dan e presidente da Federação Paranaense de Karatê.

.
O sensei Aldo Lubes conversou com os técnicos durante reunião. (Foto: Carol Flores/JAPS)

Durante a reunião o sensei conversou com os técnicos e falou da importância do encontro para esclarecer o regulamento. “É essencial que haja uma única linguagem para o cumprimento da lei, essa que é a mesma para todos”, contou.

.
Algumas alterações no regulamento foram apresentadas aos técnicos durante a reunião. (Foto: Carol Flores/ JAPS).

Nesta edição dos JAPS o karatê contará com algumas alteração no regulamento. Um exemplo é o erro nos movimentos que antes eram considerados falta, agora o karateca poderá ser desclassificado.

Outra mudança é durante a luta. O atleta que estiver clichando peito a peito será advertido pelo árbitro antes da penalidade, diferente do passado que a penalidade chegava sem a advertência audível.

.
Esta edição contará com a participação de 247 atletas de 16 municípios paranaense. (Foto: Carol Flores/JAPS)

“Essas alterações são de suma importância para o bom desenvolvimento do campeonato”, ressaltou o diretor de arbitragem, Jorge Arnaldo Sovierzoski.

Nos JAPS deste ano o karatê contará com 16 municípios participantes, 184 atletas inscritos no kata e 63 no kumite.

As disputadas pelo pódio começam amanhã às 08h30 no ginásio da Unipar campus II. Confira a programação completa aqui.

Os Jogos Abertos do Paraná, Divisão A, são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

COM/JAPS

Carol Flores / karolflor@gmail.com

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.