PARAJAPS

Notícias

20/10/2019

Maringá fatura o tricampeonato e anfitriões ficam com o bronze

Oito modalidades disputadas neste domingo (20) – bocha, bolão, futsal, futebol, karatê, voleibol, basquete, handebol e karatê – encerraram a 62ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS), divisão A, sediados em Toledo. Maringá, Londrina e Toledo, com 523, 490 e 433 pontos respectivamente, formaram o pódio e receberam o Troféu Mauro Mauri Maiorki.  A premiação aconteceu no Ginásio de Esportes Jaime Zeni. O troféu disciplina, entregue para as delegações com menor média de citações Tribunal Especial de Justiça Desportiva da competição, ficou para Londrina, seguido por Foz do Iguaçu e Cascavel.

 

Os maringaenses chegaram ao tricampeonato da competição e o secretário de Esportes e Lazer do município, Walmir Augusto Fassina, afirmou que a conquista é fruto de um trabalho de base, aliado ao investimento no esporte de rendimento. “São esses fatores que fazer o diferencial e isso nos deixa extremamente felizes”, disse.

 

Se a delegação de Maringá comemorou muito o título de campeão geral, o bronze da casa também foi muito valorizado. “Chegamos pela segunda vez entre os três primeiros lugares dos JAPS e isso é fantástico porque reflete o bom trabalho realizado pelos nossos professores”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, André Alcará. O município tem tradição na formação de atletas e compete apenas com pratas da casa. “Optamos por valorizar que é daqui. Durante os jogos temos sempre ginásios lotados porque são familiares e amigos. São toledanos torcendo por toledanos”, afirmou André.

 

Em Toledo estiveram 3.620 atletas e dirigentes, divididos em 402 equipes de 73 municípios. A maior delegação é a maringaense, com 350 integrantes, seguida de perto por Londrina, com 338. A terceira maior é da casa, com 315 competidores. Além disso, a Comissão Executiva Estadual contou com 50 integrantes, além de 35 pessoas na Comissão Executiva Municipal. As equipes de arbitragem somaram mais 318 profissionais, totalizando 4.020 pessoas envolvidas diretamente. As modalidades em disputas foram o atletismo, badminton, bocha, bolão, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, rúgbi, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, karatê, voleibol, futsal, handebol, futebol, basquete e taekwondo, além do tiro com arco que será a modalidade de apresentação não contando pontos para a classificação geral.

 

Avaliação da organização

 

Com experiência na organização de grandes eventos esportivos, Toledo mais uma vez demonstrou habilidade na recepção dos Jogos Abertos do Paraná. Escolhida sede dos JAPS pela 8ª vez, com uma história que começou em 1979, o município ofereceu uma boa estrutura às delegações visitantes. “Realmente é uma cidade que se preocupa com o esporte e com a qualidade de suas praças esportivas”, disse o supervisor dos JAPS, Emerson Venturini (Milico).

 

Além da estrutura física, o envolvimento dos profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer do município também fez a diferença. “Eles se dedicaram ao máximo para que tudo estivesse de acordo com o caderno de encargos. Tivemos a tranquilidade de trabalhar, sem preocupações com o ambiente esportivo, porque sabíamos que tudo estava alinhado”, reforçou Milico agradecendo aos 35 profissionais da Comissão Executiva Municipal, em especial ao secretário da SMEL André Alcará e ao prefeito de Toledo Lúcio de Marchi.

 

Para André Alcará, após 10 dias de competição, chegar ao final sem nenhuma ocorrência que desabone a competição é gratificante. “Chegamos com a sensação de dever cumprido. Todas as nossas praças esportivas estavam de acordo, não tivemos nenhum problema de ordem técnica, organização e logística e isso nos deixa muito feliz”. Alcará ainda reforçou a parceria com o Instituto Paranaense de Ciência do Esporte (IPCE). “Somamos forças para que tudo acontecesse dentro da normalidade”, completou.  

 

Homenagem

 

Uma das personalidades mais importantes no cenário esportivo de Toledo foi Mauro Mauri Maiorki, o Butim, ex-secretário de Esportes do município que faleceu em abril de 2016. Como forma de homenagear o trabalho realizado pelo profissional durante os 16 anos em que Butim foi gestor esportivo no município, o IPCE batizou o troféu do JAPS 2019 de Troféu Mauro Maiorki.

 

Classificação final

 

1 Maringá 523

2 Londrina 490

3 Toledo 433

4 Foz do Iguaçu 381

5 Cascavel 326

 

Acompanhe também a fanpage dos Jogos Abertos do Paraná no www.facebook.com/jogosabertospr  

 

Os Jogos Abertos do Paraná Divisão A são realizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, com apoio da Prefeitura de Toledo.

 

Ricardo Morante

COM/JAPS

ricardomorante@hotmail.com.br

(45) 99935-9023
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.