Paraná Combate

PARAJAPS

2022 - PARAJAPS

13/11/2022

Xadrez conta com dezenas de atletas e oito cidades participantes

Modalidade de Xadrez do PARAJAPS 2022 acontece no dia 13 de novembro e conta com dezenas de atletas

Modalidade de Xadrez do PARAJAPS 2022 acontece no dia 13 de novembro e conta com dezenas de atletas (foto: Marçal Dequêch/Paraná Esporte)


O dia 13 de novembro foi o dia de agitar as atividades do Xadrez do PARAJAPS 2022! Na sua décima edição, o torneio já conta com centenas de atletas, de várias cidades, que se unem numa sequência de dias de magnitude estonteante. Foram 20 atletas entre masculino e feminino colorindo o nublado dia de Londrina no salão do SESC Centro, que sediou as competições do Xadrez.

Não participaram das festividades apenas os paratletas. As famílias de alguns atletas também estavam lá para prestigiar a festança e torcer pelos representantes de suas cidades e interagir com os demais. Mãe do atleta Cleber Agnes, Solaide ainda se impressiona com a dedicação e habilidade dos atletas “ele já tentou me explicar como funciona, mas ainda não consegui aprender direito. Vejo as outras modalidades e também fico surpresa ao ver a dedicação deles”.

Atletas de Siqueira Campos, Ibiporã, Cascavel, Maringá, Pinhais, Curitiba, Pinhais e Guaraci vieram representar suas cidades, sendo a maioria de Pinhais, com 6 atletas, sendo 3 para cada uma das categorias. As partidas tiveram o esquema de chaves superior e inferior, onde os vencedores se enfrentam entre si e, na chave inferior, aqueles que foram derrotados em suas partidas vão se encontrando conforme o número de vitórias/derrotas; 1/1, 12, 2/2, etc. A árbitra Bianca Santos destaca o tamanho do evento e a qualidade dos jogos, além da grande presença que, segundo ela, auxilia, e muito, no desempenho dos atletas.

As categorias, divididas em Deficiência Visual/Deficiência Física e Deficiência Intelectual em ambos Masculino e Feminino tiveram os seguintes vencedores:

D.V e D.F Fem:

Elaine Patricia Tavares

Emilia Navas Geraldo

Renata Molina Porfirio

 

D.V e D.F Masc:

Bruno Egoroff

Valmir Antonio Correa

Vantharen Leite Subires

 

D.I Fem:

Gabriela Lorena Luche da Silva

 

D.I Masc:

Elivelto da Silva Campos

Kleiton Junior de Oliveira

Jamiro de Paula da Silva

 

Todos os atletas contaram com apoio tanto dos árbitros quanto das comissões técnicas, que estavam presentes circulando pelas mesas sempre atentos às solicitações de auxílio. O contraste dos tabuleiros e o movimento incessante simultâneo das peças nas mesas deram o toque final a esta competição.

A 10ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) é promovida pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral do Esporte,

com apoio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.