Paraná Combate

PARAJAPS

2022 - PARAJAPS

16/11/2022

Maringá é ouro no feminino e Londrina no masculino no goalball

Maringá e Londrina se enfrentaram nas finais do goalball, no feminino e no masculino, na manhã dessa terça-feira, 15, no ginásio da APCEF, em Londrina, pela 10ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS). Maringá garantiu o ouro no feminino e Londrina no masculino.

 

Primeiro foi a vez das meninas entrarem em quadra para a grande decisão. Com direito a torcida, somente no momento que a bola sai de quadra ou é marcado o gol, Maringá dominou o primeiro tempo, fechando em 9 a 6. Cada tempo do goalball é de 12 minutos de bola rolando, ou seja, quando a bola sai o cronometro é parado. No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado, mas não dava mais tempo de reação e Maringá, lideradas pela ex-atleta da Seleção Brasileira Marcia Vieira, garantiu o ouro e o bicampeonato no PARAJAPS, que após o jogo falou da importância da competição.



.

Marcia Vieira, ex-atleta da Seleção Brasileira, ouro com Maringá (Foto: Thaís Fernanda Mendes/Paraná Esportes)


“Esse campeonato é muito importante para nós. Vencer aqui é uma honra. É muito importante para o esporte, para representar o nosso Estado e quem mais ganha com isso somos nós os atletas”, comentou Vieira.

 

O goalball é um esporte desenvolvido exclusivamente para deficientes visuais e que transforma a vida de quem nasceu sem enxergar ou perdeu a visão em algum momento da vida, como é o caso da Marcia.

 

“O goalball é amor, é vida, é superação. Eu amo esse esporte. Não tenho nem palavras porque foi através do goalball que eu consegui muita coisa na minha vida... Viajei o mundo com a Seleção Brasileira, conheci vários lugares que nem imaginaria. Depois que perdi a visão, o esporte me ajudou a provar que eu sou capaz!”, completou.

 

O bronze ficou com Guarapuava após vencer por 12 a 8 Francisco Beltrão.

 

Masculino

 

Em seguida foi a vez do masculino decidir quem levaria o ouro para casa. Londrina e Maringá fizeram um primeiro tempo equilibrado, que terminou no empate de 5 a 5. No último e decisivo tempo, os donos da casa abriram uma boa vantagem e fecharam a partida em 12 a 8, garantindo o troféu de campeão de 2022.

 

O bronze ficou com Cascavel após vencer Foz do Iguaçu por 12 a 8.

 

A 10ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS) é promovida pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral do Esporte, com apoio da Prefeitura de Londrina e Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

 

Confira no LINK  as imagens da partida e premiação AQUI

 

COM/Paraná Esportes

Thaís Fernanda Mendes

 

Classificação Final

 

Feminino

 

1º Maringá

2º Londrina

3­º Guarapuava

 

Masculino

 

1º Londrina

2º Maringá

3º Cascavel

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.